O papel da educação social na promoção de competências socioemocionais em contexto escolar
Abstract
Nas nossas vivências, pessoais e sociais, encontramos uma ligação intrínseca entre as competências sociais e as competências emocionais, na medida em que a vertente social se relaciona com a construção de relações positivas com os outros e nesse relacionamento é essencial a gestão das emoções (Merrell & Gueldener, 2010). Vários estudos têm demonstrado que o desenvolvimento de competências socioemocionais é fundamental para a adaptação das crianças às exigências da sociedade (Greenberg et al., 2003). A escola é um contexto fundamental para o desenvolvimento dos alunos, sendo crucial que esta assuma a responsabilidade de dar resposta não apenas às necessidades académicas dos alunos, mas também às suas necessidades socioemocionais. A Educação Social, ao ter como foco de intervenção o desenvolvimento humano, apostando na sua individualidade, assume um papel essencial no contexto educativo. O educador social deve, assim, neste contexto, adotar um espírito colaborativo, interdisciplinar e de capacitação de toda a comunidade educativa no âmbito das competências socioemocionais. É neste âmbito que surge o projeto Sentir@Ser, desenvolvido por uma educadora social em contexto escolar e que visa a promoção de competências socioemocionais através de práticas de Mindfulness. O Sentir@Ser é destinado a alunos desde a educação pré-escolar até ao 9º ano do ensino básico e inclui um conjunto diversificado de atividades desenhadas de acordo com os destinatários e os objetivos definidos.
Palavra-chave: educação social; competências socioemocionais; contexto escolar.
Downloads
At the time of manuscript submission, the Statement of Responsibility must be submitted, signed by all authors. This declaration must include each author’s contribution according to the CRediT – Contributor Roles Taxonomy, available at https://credit.niso.org/.
 
							 
							





