A leitura literária no livro didático: limitações e potencialidades na formação de professores
Abstract
Este artigo, cujo objeto de estudo é o livro didático, tem como principal objetivo investigar a abordagem dos textos literários existentes no ‘manual do educador´ e de que forma a sua composição textual favorece a formação do leitor. Neste sentido, procedeu-se, inicialmente, à análise de elementos paratextuais, à presença dos géneros literários, às sessões de aula voltadas para a leitura e análise do texto, relacionando-as com as orientações didáticas, presentes no manual do docente. Além desses aspetos, foram abordadas algumas questões sobre o Plano Nacional de Leitura da Educação de Jovens e Adultos, o programa que viabilizou e aprovou o livro didático, objeto desta investigação, adotado em todas as escolas públicas do Brasil. Em consonância com esses paradigmas, analisou-se o livro didático na perspetiva da Teoria da Receção (Jauss, 2004), visando verificar o lugar do leitor nas atividades de leitura literária propostas. A opção metodológica foi a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, cujo percurso destaca a conceção de “Literatura” presente no livro didático e o processo de constituição do texto literário a partir da noção rececional, na qual o leitor deve ser considerado o elemento primordial. Este estudo permitiu-nos concluir que o “manual do educador´ é uma ferramenta importante na formação de professores e que os textos literários, contidos no livro didático, promovem a criação de hábitos de leitura e a formação de leitores aptos a experienciarem o prazer estético e artístico da obra literária.
Palavras-chave: livro didático; manual do educador; leitura literária; formação do leitor.
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