Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional em contexto de ensino superior politécnico

  • Henrique Lopes Pereira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Luis Carvalho Escola Superior de Enfermagem do Porto

Resumen

Este artigo é sustentado numa investigação que teve como objetivo construir um modelo explicativo da relação das competências de gestão da qualidade. Estudaram-se as competências transversais, as coletivas, as essenciais e os co- nhecimentos fundamentais. Identificaram-se as dimensões subjacentes e sua diferenciação entre as características sociodemográficas, compreendendo o seu contributo para a aprendizagem organizacional. O estudo foi desenvolvido com sujeitos docentes e não docentes de instituições de Ensino Superior Po- litécnico, tendo por base uma metodologia de análise empírica das perceções dos sujeitos, seguida do estudo da validade dos instrumentos de medida e das relações entre os diferentes conceitos em análise. Através dos resultados, de- monstra-se que o contexto organizacional é um campo de excelência de aprendizagem individual e coletiva e que as dimensões das competências se relacionam entre si, dando sentido ao conceito de aprendizagem organizacional. Com base nas relações estabelecidas entre os conceitos identificaram-se quatro no- vos conceitos: Gestão da Qualidade e Aprendizagem Organizacional; Gestão da Qualidade e Aprendizagem pela Gestão; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Coletiva; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Individual e o modo como se articulam os diferentes níveis de aprendizagem com o tipo de competências estudadas em contexto de gestão da qualidade.

Palavras-chave: competências; gestão da qualidade; aprendizagem organizacional.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Luis Carvalho, Escola Superior de Enfermagem do Porto

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Presidente do Conselho técnico-científico e professor coordenador da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Membro da Unidade de Investigação UNIESEP

Publicado
2014-11-01