Do Modelo 3C de Colaboração ao Modelo 4C: Modelo de Análise de Processos de Desenvolvimento de Software Educativo

  • António Pedro Costa Universidade de Aveiro
  • Maria João Loureiro Universidade de Aveiro
  • Luis Paulo Reis Universidade do Minho

Resumen

A melhoria de processos de desenvolvimento de software pressupõe uma equipa composta por elementos altamente motivados, com muito boa capacidade de trabalho e com elevada experiência. Este tipo de equipa permite a implementação de ferramentas e técnicas que ajudem a melhorar a comunicação, a coordenação e a colaboração e cooperação, minimizando assim as falhas de- correntes dos processos de desenvolvimento. Acreditando nestes princípios surgiu o modelo 4C como uma melhoria do modelo 3C de colaboração. Este modelo foi inicialmente proposto para analisar a Metodologia Híbrida de De- senvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU) usada no desenvolvimento do recurso educativo Courseware Sere – O Ser Humano e os Recursos Naturais. O modelo 4C tem como objetivo analisar e propor melhorias a processos de desenvolvimento de software, essencialmente educativo. Este estudo descre- ve o modelo 3C de colaboração e a sua evolução para o modelo 4C. Para isso apresenta o processo de recolha e de análise dados, bem como a técnica que foi preconizada para análise dos dados recolhidos tendo por base o desenvolvi- mento do recurso educativo Courseware Sere. O modelo 4C permitiu identificar melhorias à MHDCU, ajustando os métodos atuais de desenvolvimento e imple- mentando novos métodos do Design Centrado no Utilizador.

Palavras-chave: modelo 3C de Colaboração; modelo 4C; metodologia híbrida de desenvolvi- mento centrado no utilizador; courseware Sere; software educativo.

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Biografía del autor/a

António Pedro Costa, Universidade de Aveiro

Ludomedia e CIDTFF - Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores DE/UA- Departamento de Educação, Universidade de Aveiro Aveiro, Portugal

 

Maria João Loureiro, Universidade de Aveiro

CIDTFF - Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores DE/UA- Departamento de Educação, Universidade de Aveiro

Luis Paulo Reis, Universidade do Minho
EEUM/DSI - Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Departamento de Sistemas de Informação LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores Guimarães e Porto, Portugal
Publicado
2014-11-01