Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos

  • Inês Baptista Universidade de Lisboa
  • Pedro Abrantes Universidade de Lisboa

Resumen

Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.

Palavras-chave: organização; direção; liderança; participação; TEIP

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Biografía del autor/a

Inês Baptista, Universidade de Lisboa
ISCTE
Pedro Abrantes, Universidade de Lisboa
ISCTE
Publicado
2015-06-27