Conselhos escolares: análise do sistema municipal de ensino no Brasil
Resumen
Este trabalho discute o perfil dos representantes dos segmentos da comunidade escolar analisando as implicações decorrentes de sua diferenciação para a dinâmica de funcionamento dos Conselhos Escolares. Os dados decorrem da sistematização de informações levantadas por meio de questionário aplicado em reuniões de discussão do tema Conselhos Escolares junto aos representantes dos diferentes segmentos. O trabalho tem por objetivo refletir acerca de dados característicos tais como faixa etária, escolarização e as experiências anteriores de participação dos componentes dos Conselhos Escolares, capazes de fornecer subsídios para levantar hipóteses acerca de seu funcionamento. A problemática ao redor da qual a análise se realiza centra-se nas conseqüências decorrentes da diferenciação de comportamentos e na participação como experiência de vida pressupondo que indivíduos que já tiveram vivência em Sindicatos, Entidades Comunitárias, Partido-Político, respondem mais ativamente a espaços de participação dentro da escola. Os Conselhos Escolares constituem-se heterogeneamente pelas possibilidades de contribuição de cada segmento da comunidade escolar; são um desafio para a compreensão pelos processos de escolha de representantes, pelo contato destes com os representados e na relação entre eles, pela busca de objetivos. São espaço de construção comunitária, de aprendizagem, de elaboração e de acompanhamento da proposta da escola pública.
Palavras-chave: Administração colegiada; Participação na escola pública; relações escola-comunidade.
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





