O acesso das mulheres à docência nos Institutos de Ensino Secundário, em Espanha: condições de acesso e características
Resumen
O presente artigo é uma síntese do processo de feminização que afectou o professorado oficial do Ensino Secundário, em Espanha, desde a origem da incorporação das mulheres na docência do bacharelato atribuído pelos Institutos na segunda metade do século XX, até à generalização da sua presença a partir da Lei Geral de Educação de 1970. Refere as circunstâncias que permitiram e acompanharam a incorporação de mulheres como professoras nos Institutos de Ensino Secundário. As expectativas de um trabalho profissional qualificado, o desejo e a necessidade de que os seus estudos tivessem uma utilidade pessoal e social, e o reconhecimento de todo o esforço que isso representou, fez com que fosse possível às mulheres ocupar, com rigor e com reconhecimento, um espaço legítimo dentro da profissão docente. Estas conquistas permitiram transformações e deslocamentos simbólicos significativos em períodos e momentos políticos em que não estaria prevista a sua presença em muitos dos lugares que ocupavam profissionalmente.
Palavras-chave: Mulheres; Educação Secundária; Professoras; História; Espanha.