Uma aproximação à Pedagogia- Educação Social

  • Andrés Soriano Díaz Universidade de Granada

Abstract

A Pedagogia Social e a Educação Social estão situadas num ponto onde confluem o educativo e o social, e as suas origens e desenvolvimento histórico só podem compreender-se a partir desta perspectiva. Na sua configuração, as necessidades práticas sempre apontaram o caminho da reflexão teórica, o que marcou a identidade da pedagogia social como disciplina científica e da educação social como espaço de intervenção prática. A educação social define-se, não só pelas funções que tradicionalmente têm constituído a sua esfera de competência, como também por aquelas que, em resposta às necessidades derivadas da realidade cambiante, lhe são circunstancialmente atribuídas. Existe, igualmente, uma legitimação e fundamentação da educação social em diversos textos legais, tanto internacionais como de carácter nacional, nos quais se recolhe a filosofia das políticas sociais de cada país. Assim sendo, não há uma forma unívoca de entender a educação social, mas sim diversas concepções de acordo com espaços e momentos. Tudo isto faz com que, ao longo do tempo, não se tenha produzido tanto uma evolução conceptual como diferentes formas de a interpretar.

Palavras-chave: pedagogia social; educação social; pedagogia crítica

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andrés Soriano Díaz, Universidade de Granada
Professor do Instituto de Ciências da Educação
How to Cite
Soriano Díaz, A. (1). Uma aproximação à Pedagogia- Educação Social. Revista Lusófona De Educação, 7(7). Retrieved from https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/801