O PISA é uma Festa: análise crítica do discurso de artigos de opinião
Resumen
Este artigo, produzido no âmbito da Tarefa PISA nos Media, do projeto A success story? Portugal and the PISA (2000-2015) torna visíveis discursos de artigos de opinião publicados no jornal Público, um jornal português de referência, diário e de caráter generalista. Pretende ser uma contribuição não só para analisar alguns dos artigos de opinião publicados, como também para identificar e revelar processos sociais inerentes a cada um deles numa lógica de prática social, através da Análise Crítica do Discurso (ACD), de acordo com a perspetiva desenvolvida por Fairclough (2001, 2012). Salienta-se que a operacionalização da ACD dos artigos estudados foi publicada em António (2022), como forma de a tornar clara, verificável e discutível. A sua inclusão neste artigo poderia colocar em causa o ritmo do texto e levá-lo para um caráter de relatório ou documento de trabalho. Este artigo tem, portanto, o objetivo de contribuir para o estudo da ACD enquanto teoria: “A ACD, na minha visão, é muito mais uma teoria que um método, ou melhor, uma perspetiva teórica sobre a língua” (Fairclough, 2012, p. 307), de valorizar os artigos de opinião publicados enquanto instrumentos e objetos de investigação académica, e de propor uma resposta possível à questão de partida: o PISA é uma história de sucesso? Na parte final do texto, surge a provocação. Se não fosse uma história de sucesso, não seria um tema para os comentadores, em suma uma moveable feast.
Palavras-chave: análise crítica do discurso; artigos de opinião; escola; PISA; jornal Público.
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





