Equipas educativas e potentia agendi na escola
Resumen
A equipa educativa enquanto base de organização pedagógica surge em tempo de esperança na democratização do ensino e na regeneração da escola e inspira experiências escolares que induzem a sua admissão em sede legislativa como opção das escolas. Esta concessão legislativa resulta da influência positiva que elas lhe atribuem na aprendizagem dos alunos, no ambiente educativo, na contextualização do currículo e no desenvolvimento dos profissionais. O estudo é de natureza qualitativa e analisa o texto legislativo como discurso do legislador, enuncia possíveis significados da expressão e identifica a base de organização do processo de ensino em que se insere essa possível figura organizacional da escola. Adotando uma perspetiva de complementaridade da ideologia e da utopia, reconhece e problematiza o reforço do valor simbólico do conceito pela conjugação de conceitos também polissémicos, como os de autonomia e trabalho colaborativo. Distingue também a sua função de legitimação das medidas governativas e das reinterpretações que delas fazem as escolas e realça o seu contributo para resgatar a esperança na sua renovação e na transformação da sociedade.
Palavras-chave: equipa educativa; trabalho colaborativo; autonomia
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





