A imprensa pedagógica na lente multiperspetivada da Educação Histórica
Resumen
A História pode caracterizar-se como uma ciência que permite ler e (re) construir a realidade humana como forma de melhor compreender o seu passado, presente e horizontes de perspetiva. Neste sentido, é através da construção de Narrativas Históricas multiperspetivadas de vários suportes, que o passado é interpretado e reconstruído com base em evidência. Nesta lógica, no âmbito de um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo colaborativo entre academias e escolas de Portugal e do Reino Unido, foi proposto que, através de uma banda-desenhada, que surge como um meio de comunicação pedagógico ao ser encarada como uma fonte histórica que permite a construção de evidência fruto da interpretação cruzada e sistemática, fosse desenvolvido um estudo de investigação numa turma de 23 estudantes do 8º ano de escolaridade. Tendo em conta este quadro conceptual, o objetivo geral de investigação é: compreender de que modo as ideias dos estudantes se complexificam ao longo de uma intervenção educativa alicerçada na interpretação de uma banda-desenhada acerca de uma realidade histórica: massacre de Peterloo. Se no início deste estudo os estudantes portugueses apresentavam, maioritariamente, o Perfil “Imagens do Passado”, aquando do momento final observou-se progressão de ideias, uma vez que a maioria das ideias dos estudantes sugeriu o Perfil “Interpretação de evidência em isolamento”.
Palavras-chave: imprensa educativa; educação histórica; evidência histórica; multiperspetiva histórica; banda-desenhada.
Descargas
Al momento de la presentación del manuscrito, se debe enviar la Declaración de Responsabilidad, firmada por todos los autores. Esta declaración debe incluir la contribución de cada autor según la CRediT – Taxonomía de Roles de Contribución, disponible en https://credit.niso.org/