Formação de professores e pesquisa em ensino de Física em perspectiva freiriana: considerações sobre processo de problematização da prática educacional

  • Noemi Sutil Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • João Amadeus Pereira Alves Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

Neste trabalho, discute-se o desenvolvimento de uma proposta educacional para a formação de professores e para a pesquisa em ensino de Física com base em pressupostos da concepção educacional dialógico-problematizadora dePaulo Freire, situando as proposições deste educador no âmbito da Educação Superior. Destacam-se os aspectos de humanização e libertação, colaboração em construção conjunta, diálogo e problematização, mudança em interpretações sobre a realidade e suas estruturas de sustentação em âmbitos individual e coletivo. Esse processo de problematização da prática educacional foi desenvolvido em 2007 e 2008 em Curso de Licenciatura em Física brasileiro. A concepção de pesquisa envolvida foi a investigação-ação educacional, com momentos de planejamento, ação, observação e reflexão. As análises apresentadas resultaram de duas reuniões entre professores da área de ensino de Física e uma reunião entre três desses docentes e estudantes de graduação. As construções conjuntas oriundas desse processo são aqui apresentadas e caracterizadas. Os resultados discutidos envolvem possibilidades e desafios para a formação de professores de Física em perspectiva freiriana e propostas de ações prospectivas associadas a essa formação.

Palavras-chave: Concepção educacional dialógico-problematizadora freiriana; Formação de professores de Física; Problematização da prática educacional; Pesquisa em ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-18