Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos

  • Isabel Sanches Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • António Teodoro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

A partir dos anos 1960, novos conceitos e práticas começaram a ser introduzidos no âmbito das respostas educativas a dar às crianças e jovens em situação de deficiência. A grande mobilidade das pessoas, o alargamento da escolaridade obrigatória e a consequente  diversificação dos seus públicos trouxeram para a discussão educativa o papel e as funções da escola. Da procura de respostas para as situações de deficiência à necessidade de promover o sucesso para todos os alunos da escola, um longo e difícil caminho está a ser percorrido, com perspectivas e tomadas de posição algo controversas. Para que as                  palavras/expressões não sejam usadas aleatoriamente ou despidas do significado que esteve na origem da sua utilização educativa, procedeu-se aqui à sua definição e contextualização, segundo as perspectivas divulgadas mais recentemente.

Palavras-chave: Educação especial; necessidades educativas especiais; inclusão escolar; educação inclusiva.

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