Aprendizagem e bem-estar. O legado da Lição do Silêncio de Montessori
Resumen
A literatura sobre o silêncio realça a sua importância para a atenção e a escuta. O tema tem sido abordado sobretudo na dimensão comunicacional, na relação interpessoal e no conhecimento intrapessoal, como fenómeno ora positivo ora negativo, numa pluralidade de formas e funções. Na área educacional, destaca-se a Lição do Silêncio de Maria Montessori, cuja análise visa compreender a conceção e níveis de silêncio na pedagogia montessoriana e as condições de êxito da exercitação do silêncio interior pelas crianças, bem como refletir sobre a relevância atual da sua proposta numa escola focada na aprendizagem e no bem-estar. O estudo hermenêutico identifica conceitos, como ordem, imobilidade, atividade espontânea, liberdade e disciplina, que dão sentido ao silêncio pedagógico. A Lição do Silêncio compreende caraterísticas dos exercícios de silêncio com vista ao desenvolvimento da acuidade educativa e à adoção de uma atitude de meditação, assim como assinala conexões com atuais práticas de mindfulness com vista à promoção do bem-estar das crianças. O estudo realça ainda a abertura da proposta de Montessori para uma via mais profunda de silêncio favorecedora da elevação espiritual como parte da formação integral.
Palavras-chave: silêncio interior; disciplina; elevação espiritual.
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





