Gestão democrática como currículo da educação

  • Ângelo Ricardo de Souza Pesquisador do Núcleo de Políticas Educacionais e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (NuPE/UFPR) https://orcid.org/0000-0002-0246-3207
  • Renata Riva Finatti Universidade Federal do Paraná Pesquisadora do Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (NuPE/UFPR). https://orcid.org/0000-0002-6543-0066

Resumo

O trabalho pretende colocar luz sobre o debate de uma democracia possível não apenas como instrumento e método de gestão da educação e da escola a que tem se vinculado nos estudos e pesquisas da área, mas como processo, princípio e currículo, constituinte, portanto, das relações que se estabelecem nos processos educativos. Para tanto, o texto se estrutura a partir de uma tomada teórica em Norbert Bobbio,
a partir do qual se explora o conceito da democracia como princípio, ou educação da e para a democracia, e segue com breves análises de referencial teórico que trata a ideia de democratização da pedagogia, das
práticas, dos currículos. Com a finalidade de reconhecer a democracia como objetivo educacional, o estudo baseou-se, também, em levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos CAPES, dentre trabalhos em língua portuguesa, com o intuito de verificar como a literatura vem tratando a temática. O estudo conclui indicando a necessidade da construção de processos democráticos que tenham seus alicerces na gestão
da educação e da escola, que se tornem princípio das relações e práticas que se estabelecem nas instituições e, especialmente, conduzam a uma educação da democracia

Palavras-chave: políticas educacionais; gestão da escola; democracia; Currículo.

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Publicado
2024-07-23