RLE Chamada de artigos: Dossiê temático: Inteligência Artificial e Educação

2023-06-06

Nota de apresentação

 

A integração da Inteligência Artificial (IA) na Educação tem surgido como uma força transformadora, revolucionando a forma como ensinamos e aprendemos. Com a sua notável capacidade de analisar grandes quantidades de dados, adaptar o conteúdo às necessidades individuais e fornecer orientação personalizada, a IA oferece oportunidades para melhorar as experiências educativas e os resultados da aprendizagem. No entanto, a par dessas possibilidades empolgantes, é essencial um diálogo robusto em torno de considerações éticas, bem como dos potenciais desafios para os sistemas educativos.

Este número temático da Revista Lusófona de Educação pretende mergulhar no panorama multifacetado da IA na Educação, explorando o seu significado e implicações. As considerações éticas representam um pilar crucial dessa discussão. À medida que os sistemas de IA tomam decisões e recomendações que influenciam os percursos educativos dos alunos, torna-se imperativo abordar questões de preconceito, privacidade, equidade e transparência. Ao examinar criticamente essas dimensões éticas, procura-se uma integração responsável da IA que promova a equidade, respeite a diversidade e proteja o bem-estar do aluno.

Além disso, este dossiê temático visa desvendar os vastos potenciais da IA na Educação. De sistemas de tutoria inteligentes que fornecem orientação personalizada aos alunos, a tecnologias de aprendizagem adaptativa que adaptam as atividades às necessidades individuais do aluno, a IA promete otimizar a aprendizagem, promover o envolvimento e favorecer todo o potencial dos alunos. Ao apresentar pesquisas de ponta e aplicações inovadoras, o dossiê temático da Revista Lusófona de Educação visa também inspirar educadores, investigadores e decisores políticos a aproveitar o poder da IA para o avanço em educação.

Adotar a IA na educação envolve também enfrentar uma série de desafios. A implementação de sistemas de IA requer considerações cuidadosas, incluindo infraestrutura técnica, salvaguarda da privacidade de dados e desenvolvimento profissional de professores. Além disso, questões de interação e colaboração Humano-IA, o papel dos professores na sala de aula aprimoradas com IA e a garantia de acesso inclusivo a tecnologias de IA, merecem uma análise e investigação aprofundada. Ao enfrentar esses desafios, podemos promover uma integração sustentável da IA com equidade nos sistemas educativos.

 

Para este dossiê temático, convidamos contribuições que lancem luz sobre a interseção de IA com a Educação, abrangendo diversas perspetivas – estudos empíricos, análises teóricas e revisões de literatura. Incentivamos à participação os investigadores e todos os interessados em explorar as complexidades e desafios éticos que surgem na busca por um cenário educacional alimentado por IA que capacite os alunos e cultive o pensamento crítico, a criatividade e as capacidades de aprendizagem ao longo da vida.

Ao participar deste discurso, pretendemos moldar um futuro em que a IA na Educação se torne uma força transformadora com resultados educativos positivos, mantendo os princípios éticos e abordando as complexidades que estão por vir.

Esperamos que este dossiê temático sirva como um catalisador para discussões frutíferas, troca de conhecimento e esforços colaborativos que impulsionem a integração da IA na Educação, garantindo um futuro em que os alunos se desenvolvam num ecossistema educativo tecnologicamente enriquecido.

 

Eixos temáticos

  • Desafios políticos da implementação de tecnologias de IA para a educação
  • Tendências de pesquisa e armadilhas em IA para educação
  • Potencialidades e limitações da IA na Educação
  • Implicações éticas e sociais emergentes da IA na educação
  • Ensino e aprendizagem aprimorados por IA
  • Aprendizagem personalizada, avaliação adaptativa e feedback
  • Integração da IA no currículo
  • IA e desenvolvimento profissional dos professores
  • Salas de aula inteligentes
  • Mineração de dados educativos e análise das aprendizagens usando IA

 

Línguas de submissão dos textos: Português, Francês, Inglês e Castelhano

Datas importantes:

  • Submissão: até 31 de dezembro de 2023
  • Avaliação: até 1 de março de 2024
  • Publicação: segundo trimestre de 2024

Normas:

  • Os/as autores/as deverão apresentar uma proposta de artigo entre um mínimo de 30.000 e um máximo de 40.000 caracteres com espaços, incluindo resumos em português, francês, inglês e castelhano (1200-1500 caracteres com espaços) e 3 a 5 palavras-chave.
  • Gráficos, quadros, imagens devem ser gravados em ficheiros separado e gravados em formato jpeg.
  • Referências bibliográficas no estilo APA 7ª edição (máximo de 25).

Consulte as regras de submissão em:   https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/about/submissions

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação dos editores convidados, sujeitos a uma revisão cega por pares. Serão selecionados até 10 artigos para este dossiê temático.

E-mail para envio dos artigos: calliaeducation@gmail.com