Diversidade de Olhares sobre Educação e Inclusão

Resumo

Este número da Revista Lusófona de Educação reúne contributos que refletem a diversidade de olhares e problemáticas que atravessam o campo educativo contemporâneo. A multiplicidade de perspetivas deste número convida os/as leitores/as a pensar na educação como um espaço de inclusão, de promoção de bem-estar e de renovação das práticas, desde a infância até à idade adulta.
O n.º 67 abre com uma reflexão crítica sobre a evolução da iniquidade educativa no ensino básico em Portugal, interrogando a eficácia das políticas públicas implementadas nas últimas décadas. A atenção às representações sociais na formação dos educadores sociais reforça a importância de compreender os quadros simbólicos que moldam as práticas educativas.
O número integra também estudos centrados na infância: o estudo sobre as emoções das crianças no contexto de Educação Física no pré-escolar e a análise da promoção de competências socioemocionais em crianças com paralisia cerebral sublinham o papel da escola na construção de ambientes de bem-estar, inclusão e desenvolvimento integral. Complementarmente, a etnografia de um coro infantil no Porto destaca o valor da arte e
da expressão musical na promoção da felicidade e da cidadania cultural.

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Publicado
2025-10-31
Como Citar
Russo, V., Cristina Sin, Leanete Thomas Dotta, Elsa Estrela, Lucimar Dantas, & António Teodoro. (2025). Diversidade de Olhares sobre Educação e Inclusão. Revista Lusófona De Educação, 67(67), 7-8. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle67.edit