Diversidade de Olhares sobre Educação e Inclusão
Resumo
Este número da Revista Lusófona de Educação reúne contributos que refletem a diversidade de olhares e problemáticas que atravessam o campo educativo contemporâneo. A multiplicidade de perspetivas deste número convida os/as leitores/as a pensar na educação como um espaço de inclusão, de promoção de bem-estar e de renovação das práticas, desde a infância até à idade adulta.
O n.º 67 abre com uma reflexão crítica sobre a evolução da iniquidade educativa no ensino básico em Portugal, interrogando a eficácia das políticas públicas implementadas nas últimas décadas. A atenção às representações sociais na formação dos educadores sociais reforça a importância de compreender os quadros simbólicos que moldam as práticas educativas.
O número integra também estudos centrados na infância: o estudo sobre as emoções das crianças no contexto de Educação Física no pré-escolar e a análise da promoção de competências socioemocionais em crianças com paralisia cerebral sublinham o papel da escola na construção de ambientes de bem-estar, inclusão e desenvolvimento integral. Complementarmente, a etnografia de um coro infantil no Porto destaca o valor da arte e
da expressão musical na promoção da felicidade e da cidadania cultural.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Lusófona de Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





