Formação para a cidadania: desafios e estratégias na abordagem de temas controversos

Resumo

Este estudo exploratório e descritivo teve por objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores e as estratégias pedagógicas que adotam no âmbito da abordagem de temas controversos em sala de aula. Os temas controversos configuram-se como construções sociais complexas que mobilizam distintas cosmovisões, estando imersos em contextos de elevada sensibilidade social e intensa carga emocional. A aplicação de questionários a 86 professores de diferentes níveis de ensino permitiu identificar: as temáticas mais abordadas e consideradas relevantes; os fatores que motivam a escolha de temas controversos; os principais desafios enfrentados e as estratégias pedagógicas utilizadas para o seu tratamento. Os resultados revelam que, embora os professores valorizem o potencial formativo dos temas controversos, há um conjunto de desafios que traz constrangimento ao trabalho que entendem que deveria ser feito. Por outro lado, demonstram desenvolver estratégias pedagógicas na abordagem de temas controversos que convergem para o objetivo comum de formar cidadãos críticos, conscientes e respeitadores. A análise dos dados permitiu ainda constatar a necessidade de um maior investimento em programas de desenvolvimento profissional baseados em estratégias de facilitação de diálogo, mediação de conflitos e construção de ambientes de aprendizagem seguros para a expressão de diferentes pontos de vista.

Palavras-chave: temas controversos; educação para a cidadania; formação docente; pensamento crítico.

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Publicado
2025-12-17
Como Citar
Marlene Chaves, Rita Fidalgo, & Leanete Thomas Dotta. (2025). Formação para a cidadania: desafios e estratégias na abordagem de temas controversos. Revista Lusófona De Educação, 68(68), 55-81. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle68.dt03