Políticas educativas e profissionalização docente na América Latina

  • César Tello Universidade Nacional de la Plata
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida UNIPLAC-Santa Catarina-Brasil

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que analisa os significados discursivos sobre a profissionalização docente na América Latina. Debate-se sobre as continuidade se rupturas da política de educação no período de 1990-2012 na América Latina em relação à questão docente. Metodologicamente, utilizou-se a análise textual segundo Rolland Paulston, com base em catorze documentos do Banco Mundial (BM), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe (PREAL) de modo longitudinal desde 1990 até 2012. Estudaram-se os programas que atualmente se desenvolvem em seis países selecionados para este estudo: Peru, Chile, México, Brasil, Colômbia e Equador. Esta seleção resulta dos dispositivos governamentais destes países integrados nesta pesquisa sob o binómio neoliberalismo-pós-neoliberalismo. Para estudar os programas foram tidos como referência os documentos e leis promulgados por estes países, bem como as informações disponibilizadas nos respectivos sites. Pelos resultados, constatou-se que, apesar das mudanças de leis educativas, os mandatos do neoliberalismo continuam presentes nos projetos de polí- ticas educativas no concernente à profissionalização docente.

Palavras-chave:políticas docentes; profissionalização docente; neoliberalismo; pós-neoliberalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

César Tello, Universidade Nacional de la Plata

Profesor en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata, Argentina). Director da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Pesquisador do Núcleo de Investigación sobre Conocimiento y Política Educativa (NICPE)


Maria de Lourdes Pinto de Almeida, UNIPLAC-Santa Catarina-Brasil

Mestre e Doutora em Filosofia, História e Educação pela UNICAMP. Docente Pesquisadora do PPGE – Programa de Pós Graduação em Educação da UNIPLAC – SC. Pesquisadora do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior sediado na UNICAMP. Coordenadora do Grupo Regional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da região Sul do Brasil

Publicado
2014-08-11