Motivação para a Aprendizagem Escolar: Adaptação de um Instrumento de Avaliação para o Contexto Português

  • Susana Imaginário Universidade do Algarve
  • Saul Neves de Jesus Universidade do Algarve
  • Fátima Morais Universidade do Minho
  • Catarina Fernandes Universidade do Algarve
  • Rita Santos Universidade do Algarve
  • Joana Santos Universidade do Algarve
  • Ivete Azevedo Universidade do Minho

Resumo

Estar motivado para a aprendizagem escolar é fundamental para que os alu- nos obtenham bons resultados académicos e para assegurar uma diminuição das taxas de indisciplina e de abandono escolar. Através de uma revisão da literatura procuramos identificar os instrumentos existentes que avaliem este construto e que se encontrem validados para português. Siqueira e Wechsler (2006) desenvolveram a “Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar”, um instrumento utilizado na população estudantil brasileira, mas que apresenta alguns fatores com baixos indicadores de consistência interna. Neste estudo procuramos adaptar esta escala para o contexto português recorrendo a uma amostra de 791 alunos de diferentes níveis de ensino. Obtivemos uma medida unidimensional constituída por 14 itens, com um coeficiente alfa de .820 e uma correlação teste-reteste de .602, constituindo-se como um bom instrumento para avaliar este conceito e ultrapassando os problemas encontrados no estudo realizado no Brasil.

Palavras-chave: motivação; aprendizagem escolar; escala de avaliação.

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Biografias Autor

Susana Imaginário, Universidade do Algarve

Universidade do Algarve, Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO). Doutoransda em Psicologia na Universidade do Algarve. Bolseira de doutoramento da FCT


Saul Neves de Jesus, Universidade do Algarve

Professor Catedrático da Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Psicologia e de Ciências da Educação. Diretor do curso de doutoramento em Psicologia da Universidade do Algarve

Fátima Morais, Universidade do Minho

Professora Auxiliar na Universidade do Minho. Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial

Joana Santos, Universidade do Algarve

Professora Auxiliar da Universidade do Algarve. Doutorada em Psicologia pela Universidade do Algarve

Ivete Azevedo, Universidade do Minho

Coordenadora do Torrance Center em Portugal. Doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho A autora foi apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, através da atribuição de uma bolsa de investigação de pós-doutoramento (SFRH/ BPD/80825/2011).

Publicado
2015-02-22