Mercantilização, competitividade e accountability no sistema de ensino em Portugal: o que se pode aprender da experiência chilena

  • Maria Luisa Quaresma Universidade Autónoma do Chile
  • Cristóbal Villalobos Pontifícia Universidad Católica de Chile

Resumo

Neste artigo refletiremos sobre a abertura do sistema educativo português aos princípios da privatização, da competitividade e da accountability e sobre o debate que acompanhou este processo, convocando para a reflexão a experiência de implementação destes mecanismos no Chile, um dos países do mundo onde a lógica do mercado educacional se impôs com mais força. Num primeiro mo- mento, damos conta das práticas e dos discursos acionados em Portugal para fomentar a mercantilização e a competividade. Posteriormente, analisamos o processo de implementação deste modelo no Chile, onde vigora há mais de 30 anos, e problematizamos as suas consequências, entre as quais se destacam a privatização do sistema educativo, o aumento da segregação social e académica, as restrições à liberdade de escolha da escola e o empobrecimento do papel da educação. Finalmente, discutimos as semelhanças e as diferenças entre este processo nos dois países, evidenciando a existência de pontos de convergência discursiva e de divergências estruturais ao nível da forma de implementação destas políticas e facultando elementos que permitirão promover uma discussão fundamentada, ampla e democrática sobre o papel e o significado da edu- cação em Portugal.

Palavras-chave:mercantilização; competitividade; accountability; educação em Portugal e Chie

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Maria Luisa Quaresma, Universidade Autónoma do Chile

Doutoramento em Sociologia. Professora na Universidad Autónoma de Chile, investigadora do Instituto de Estudios Sociales y Humanísticos, Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad Autónoma de Chile e investigadora associada do Instituto de Sociología da Universidade do Porto.


Cristóbal Villalobos, Pontifícia Universidad Católica de Chile

Sociólogo e Trabalhador Social (Pontificia Universidad Católica de Chile), Mestrado em Economia Aplicada a las Políticas Públicas (Universidad Alberto Hurtado - Georgetown University) e estudante de Doutoramento em Ciencias Sociais (Universidad de Chile). Investigador do Centro de Políticas Comparadas de Educación da Universidad Diego Portales, Chile.

Publicado
2016-07-01