Pensamento crítico, TIC e formação em didática de línguas

  • Cristina Manuela Sá Universidade de Aveiro-Departamento de Educação

Resumo

Uma das grandes preocupações da sociedade do séc. XXI é a promoção de uma educação que conduza ao desenvolvimento de competências que permitam o exercício de uma cidadania interventiva e a adaptação a circunstâncias em constante mutação. O Ensino Superior aderiu a este movimento através da imple- mentação do Processo de Bolonha.

Um dos objetivos desse modelo de educação é o desenvolvimento do pensamen- to crítico, o que pressupõe que o processo de ensino/aprendizagem seja centrado nos alunos, transferindo para eles uma parte da responsabilidade. O recurso às TIC pode facilitar a sua implementação.

Neste artigo, são apresentados os resultados da análise do guião de uma unidade curricular de um segundo ciclo de Bolonha, orientada para a formação de profissionais da Educação para o ensino da língua materna. Pretendia-se apurar em que medida o processo de ensino/aprendizagem que este pressupõe contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes e que papel desempenham as TIC neste contexto. Adotou-se uma metodologia de investi- gação qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo. A interpretação dos resul- tados revelou algumas linhas de força do processo de ensino/aprendizagem pressuposto por esse guião em termos de desenvolvimento do Pensamento Crítico e de recurso às TIC.

Palavras-Chave: pensamento crítico; ensino superior; formação inicial; didática de línguas; TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Cristina Manuela Sá, Universidade de Aveiro-Departamento de Educação
Professor do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro
Publicado
2016-07-02