A perspetiva dos alunos sobre um projeto de desenvolvimento do pensamento crítico no ensino superior
Resumo
Muito embora o desenvolvimento de competências para pensar criticamen- te seja um esforço contínuo ao longo da vida, os projetos desenvolvidos em contextos educacionais com estes objetivos têm certamente relevância. O pre- sente artigo descreve a implementação de um projeto visando a promoção do Pensamento Crítico em alunos do Ensino Superior, desenvolvendo uma análise da avaliação que os alunos realizaram deste processo. O projecto envolveu 60 alunos de quatro Unidades Académicas operacionalizou–se ao longo de 4 sessões (12 horas). A opção por temáticas relacionadas com o quotidiano dos alu- nos, contribuiu para a valorização dos processos de pensamento em torno de questões relevantes para eles e com implicações práticas para os seus projetos de vida. A operacionalização destes objetivos tinha subjacente o desenvolvimento de competências práticas nos alunos tais como a produção de textos, a defesa de diferentes pontos de vista em situação de partilha e debate de opiniões e ainda a produção de um texto individual, descrevendo o seu processo de tomada de decisão e fundamentando as suas conclusões. Os alunos identi- ficaram vantagens ao nível dos processos cognitivos e do pensamento, que ca- racterizam como mais metódicos e organizados, mas também mais profundos e abrangentes. Identificaram ainda vantagens ao nível das estratégias adoptadas que essencialmente privilegiaram o debate e a argumentação, assim como os conteúdos abordados que enfatizaram questões pertinentes para os alunos.
Palavras-Chave: pensamento crítico; ensino superior; promoção do pensamento crítico; avalia- ção dos estudantes
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