A perspetiva dos alunos sobre um projeto de desenvolvimento do pensamento crítico no ensino superior

  • Elisa Veiga Universidade Católica Portuguesa
  • Eduardo Cardoso Centro de Biotecnologia e Química Fina |CBQF – Laboratório Associado, Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Portugal Email:ecardoso@porto.ucp.pt
  • Helena Gil da Costa Universidade Católica Portuguesa
  • António Jácomo Gabinete de Investigação em Bioética |GIB, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Portugal

Resumo

Muito embora o desenvolvimento de competências para pensar criticamen- te seja um esforço contínuo ao longo da vida, os projetos desenvolvidos em contextos educacionais com estes objetivos têm certamente relevância. O pre- sente artigo descreve a implementação de um projeto visando a promoção do Pensamento Crítico em alunos do Ensino Superior, desenvolvendo uma análise da avaliação que os alunos realizaram deste processo. O projecto envolveu 60 alunos de quatro Unidades Académicas operacionalizou–se ao longo de 4 sessões (12 horas). A opção por temáticas relacionadas com o quotidiano dos alu- nos, contribuiu para a valorização dos processos de pensamento em torno de questões relevantes para eles e com implicações práticas para os seus projetos de vida. A operacionalização destes objetivos tinha subjacente o desenvolvimento de competências práticas nos alunos tais como a produção de textos, a defesa de diferentes pontos de vista em situação de partilha e debate de opiniões e ainda a produção de um texto individual, descrevendo o seu processo de tomada de decisão e fundamentando as suas conclusões. Os alunos identi- ficaram vantagens ao nível dos processos cognitivos e do pensamento, que ca- racterizam como mais metódicos e organizados, mas também mais profundos e abrangentes. Identificaram ainda vantagens ao nível das estratégias adoptadas que essencialmente privilegiaram o debate e a argumentação, assim como os conteúdos abordados que enfatizaram questões pertinentes para os alunos.

Palavras-Chave: pensamento crítico; ensino superior; promoção do pensamento crítico; avalia- ção dos estudantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Elisa Veiga, Universidade Católica Portuguesa

Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano| CEDH, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Portugal Email: eveiga@porto.ucp.pt


Helena Gil da Costa, Universidade Católica Portuguesa

Estudos Gerais| Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, PortugalEmail:hgcosta@porto.ucp.pt

António Jácomo, Gabinete de Investigação em Bioética |GIB, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Portugal

Gabinete de Investigação em Bioética |GIB, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Portugal

Publicado
2016-07-02