A OCDE e a governação global da educação: como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’

Resumo

Vulgarizado em 1961 nos Estados Unidos da América (EUA), o conceito de ‘big science’ refere-se à investigação científica em grande escala, com orçamentos importantes, equipas numerosas, instrumentos e laboratórios de grandes dimensões, com produção de uma enorme quantidade de dados. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, analisa-se o Programme for International Student Assessment (PISA), destacando características que apresentam similaridades com o conceito de ‘big science’. Os resultados encontrados apontam que o PISA pode ser considerado o primeiro programa no campo das ciências sociais e humanas que se insere nesta forma de fazer ciência.

Palavras-chave: OCDE; PISA; Big Science

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-16
Como Citar
Araújo, A. L., & Rosa, V. (2023). A OCDE e a governação global da educação: como o PISA se está a transformar num programa de ‘big science’. Revista Lusófona De Educação, 56(56). https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle56.06