Pesquisa Formativa nas Universidades Peruanas: Análise de Tendências e Desafios em Documentos Institucionais
Resumo
Historicamente, as universidades peruanas apresentaram baixos níveis de produtividade em pesquisa.
Como resultado, foram apresentadas políticas educacionais visando melhorar esse aspecto, entre elas, a valorização da pesquisa produzida nessas instituições de ensino. No entanto, é necessário formar pesquisadores com estratégias eficazes, como a pesquisa formativa (PF). Embora a situação em termos de pesquisa pareça estar melhorando nos últimos anos, é necessário avaliar o estado atual da PF nessas instituições. Portanto, o objetivo deste estudo foi revisar a situação da pesquisa formativa nas universidades peruanas. Para tal, foi utilizada uma revisão documental dos documentos que orientam as ofertas educacionais. Os resultados revelam que a PF está mais presente nas universidades públicas do que nas privadas. Por outro lado, é considerada principalmente nos modelos educacionais e planos estratégicos institucionais. Além disso, há evidências de uma diversidade de formas de consideração da PF nos documentos. Finalmente, foi identificado que a principal razão para as universidades não considerarem a PF é a ausência de registros nos documentos de gestão. Na ausência de estudos semelhantes anteriores, os resultados são discutidos com evidências específicas para cada objetivo. As limitações do trabalho e as futuras linhas de pesquisa também são apresentadas
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