Tecnologias digitais da informação e comunicação para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável: a educação atravessada pela pandemia

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas ao campo educacional podem favorecer o alcance dos objetivos delineados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Questiona-se como se caracteriza a produção científica em circulação internacional no que concerne à discussão atual sobre a utilização das TDIC com vistas à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), notadamente o referente à educação de qualidade. Objetivou-se compreender o panorama da produção científica atinente às imbricações entre TDIC, ODS e Educação no período 2016-2022. Metodologicamente, o estudo se insere no âmbito bibliométrico, que empregou o programa VOSviewer na análise de 60 documentos indexados na base de dados Scopus. Constatou-se que a temática é interdisciplinar, com maior participação para as produções na área de Ciências Sociais e Humanas (n = 39 = 65%). A partir de 2019, houve incremento na produção; o ano de 2020 destacou-se com a maior quantidade de documentos (n = 18 = 30%), possivelmente em decorrência da pandemia e da emergência do uso das TDIC. Conclui-se queas instituições de ensino utilizam as TDIC para promover educação de qualidade, a qual não prescinde da integralidade, indivisibilidade e interdisciplinaridade dos ODS, cujo alcance requer o envolvimento de governos e sociedade em geral, para também favorecer a compreensão do cenário educacional no mundo ainda sob os reflexos da crise da Covid-19.

Palavras-chave: Bibliometria; Tecnologias digitais; Educação de qualidade; Covid-19.

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Publicado
2024-03-02