“Eu gosto de ser professor e gosto de crianças” - A escolha profissional dos homens pela docência na escola primária
Abstract
Este artigo faz parte de um estudo comparativoque dá conta de uma busca centrada na figura
do professor do sexo masculino que trabalha no
ensino público primário do Rio de Janeiro-Brasil e
em Aveiro-Portugal. O que se pretende averiguar,
fundamentalmente, são os motivos da escolha
profissional destes professores que enveredam
por uma área tipicamente associada com o feminino.
Apontamos que a presença de professores
do sexo masculino na docência deste segmento
é uma forma de inserir as questões de gênero na
educação, mostrando que existem outras vozes
que ecoam nas escolas, ou seja, indivíduos capazes
de exercer esta profissão independente do seu
sexo. Demonstramos que, diferentemente do que
divulgam algumas representações que circulam na
sociedade, os homens também gostam de crianças
e escolhem a profissão docente por gosto.
Palavras-chave: professores do sexo masculino; gênero;
escolha profissional.
Downloads
-
Authors retain copyright of their work, without any payment, and grant the journal the right of first publication. The work is simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially), provided that proper credit is given to the author(s) and the initial publication in RLE is acknowledged.
-
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., depositing it in an institutional repository or publishing it as a book chapter), provided that authorship and initial publication in RLE are acknowledged.
-
Authors are allowed and encouraged to post and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites), as this can increase the visibility and citation of the published work (see The Open Access Effect).





