“Eu gosto de ser professor e gosto de crianças” - A escolha profissional dos homens pela docência na escola primária
Resumo
Este artigo faz parte de um estudo comparativoque dá conta de uma busca centrada na figura
do professor do sexo masculino que trabalha no
ensino público primário do Rio de Janeiro-Brasil e
em Aveiro-Portugal. O que se pretende averiguar,
fundamentalmente, são os motivos da escolha
profissional destes professores que enveredam
por uma área tipicamente associada com o feminino.
Apontamos que a presença de professores
do sexo masculino na docência deste segmento
é uma forma de inserir as questões de gênero na
educação, mostrando que existem outras vozes
que ecoam nas escolas, ou seja, indivíduos capazes
de exercer esta profissão independente do seu
sexo. Demonstramos que, diferentemente do que
divulgam algumas representações que circulam na
sociedade, os homens também gostam de crianças
e escolhem a profissão docente por gosto.
Palavras-chave: professores do sexo masculino; gênero;
escolha profissional.
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