Considerações sobre a Educação para a Arte e para a Cultura ou "como levar Clio à escola"
Abstract
Arte e cultura são expressões da busca incessante do
conhecimento. No entanto, nem todos fruem dessa
busca e não encaram o conhecimento artístico e
cultural como um prazer. Talvez porque a Escola de
hoje veicule inúmeros conhecimentos sem atender
à sua interiorização plena. Talvez porque arte e
cultura não passem de meros nomes a que a Escola
se refere sem produzir nos seus estudantes uma
transformação pessoal e uma vivência autêntica. Em
parte porque perdemos a metáfora das musas, filhas
de Zeus e da sua amante Mnemosine que unidas inspiravam
poetas, filósofos, professores e alunos. Trazer
as musas à Escola é sinónimo de integrar, imaginar,
interpretar, interrogar, inferir, investigar, intuir, isto é,
abrir caminhos para a autonomia e para uma Escola
inspiradora da arte e da cultura.
O presente artigo procura mostrar como se pode
levar de novo Clio e as suas irmãs musas à escola.
A partir da fundamentação do estado da arte sobre
a educação artística e da análise das opiniões de 40
professores de História da Arte sobre a necessidade
de educação do olhar artístico, são delineados
quatro princípios orientadores da promoção da
busca incessante do conhecimento de que a arte e
a cultura são expressões nobres.
Palavras-chave: Arte; criatividade; cultura; educação artística; História; memória.
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