Considerações sobre a Educação para a Arte e para a Cultura ou "como levar Clio à escola"
Resumen
Arte e cultura são expressões da busca incessante do
conhecimento. No entanto, nem todos fruem dessa
busca e não encaram o conhecimento artístico e
cultural como um prazer. Talvez porque a Escola de
hoje veicule inúmeros conhecimentos sem atender
à sua interiorização plena. Talvez porque arte e
cultura não passem de meros nomes a que a Escola
se refere sem produzir nos seus estudantes uma
transformação pessoal e uma vivência autêntica. Em
parte porque perdemos a metáfora das musas, filhas
de Zeus e da sua amante Mnemosine que unidas inspiravam
poetas, filósofos, professores e alunos. Trazer
as musas à Escola é sinónimo de integrar, imaginar,
interpretar, interrogar, inferir, investigar, intuir, isto é,
abrir caminhos para a autonomia e para uma Escola
inspiradora da arte e da cultura.
O presente artigo procura mostrar como se pode
levar de novo Clio e as suas irmãs musas à escola.
A partir da fundamentação do estado da arte sobre
a educação artística e da análise das opiniões de 40
professores de História da Arte sobre a necessidade
de educação do olhar artístico, são delineados
quatro princípios orientadores da promoção da
busca incessante do conhecimento de que a arte e
a cultura são expressões nobres.
Palavras-chave: Arte; criatividade; cultura; educação artística; História; memória.
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





