Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
Abstract
O presente artigo objetiva discutir as potencialidades
de um roteiro de análise de documentos em uma
perspectiva semiótica e dialógica. Trata-se de uma
metodologia em construção, que compõe um estudo
maior que tem como objetivo geral compreender
as possibilidades que um Programa Alternativo de
Licenciatura gera para o desenvolvimento pessoal e
profissional de professores em exercício na educação
básica. Neste artigo apresentaremos uma discussão
sobre o procedimento de análise documental, com
a intenção de investigar os significados presentes
em um documento e identificar as várias vozes
sociais que o atravessam. Em nossa perspectiva, o
documento é percebido como um potente mediador
semiótico que participa ativamente da construção
de significados que vão nortear práticas sociais e
processos de desenvolvimento humano. Discutimos
o procedimento de análise documental tomando por
base uma perspectiva semiótica, apoiada na psicologia
histórico-cultural, e uma perspectiva dialógica da linguagem. Em seguida, apresentamos o roteiro de análise de documentos que desenvolvemos e finalizamos a discussão apresentando um exemplo de análise documental semiótica e dialógica, com base no Projeto Pedagógico que é objeto de nosso estudo maior. Os procedimentos adotados propiciaram
uma maior compreensão do fenômeno em estudo e contribuíram para aprofundar a discussão acerca da metodologia de análise de documentos como estratégia para a compreensão dos processos de desenvolvimento humano.
Palavras-chave: Análise de documentos; perspectiva semiótica e dialógica; projecto pedagógico; formação
de professores
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