Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
Abstract
O presente artigo objetiva discutir as potencialidades
de um roteiro de análise de documentos em uma
perspectiva semiótica e dialógica. Trata-se de uma
metodologia em construção, que compõe um estudo
maior que tem como objetivo geral compreender
as possibilidades que um Programa Alternativo de
Licenciatura gera para o desenvolvimento pessoal e
profissional de professores em exercício na educação
básica. Neste artigo apresentaremos uma discussão
sobre o procedimento de análise documental, com
a intenção de investigar os significados presentes
em um documento e identificar as várias vozes
sociais que o atravessam. Em nossa perspectiva, o
documento é percebido como um potente mediador
semiótico que participa ativamente da construção
de significados que vão nortear práticas sociais e
processos de desenvolvimento humano. Discutimos
o procedimento de análise documental tomando por
base uma perspectiva semiótica, apoiada na psicologia
histórico-cultural, e uma perspectiva dialógica da linguagem. Em seguida, apresentamos o roteiro de análise de documentos que desenvolvemos e finalizamos a discussão apresentando um exemplo de análise documental semiótica e dialógica, com base no Projeto Pedagógico que é objeto de nosso estudo maior. Os procedimentos adotados propiciaram
uma maior compreensão do fenômeno em estudo e contribuíram para aprofundar a discussão acerca da metodologia de análise de documentos como estratégia para a compreensão dos processos de desenvolvimento humano.
Palavras-chave: Análise de documentos; perspectiva semiótica e dialógica; projecto pedagógico; formação
de professores
Downloads
-
Authors retain copyright of their work, without any payment, and grant the journal the right of first publication. The work is simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially), provided that proper credit is given to the author(s) and the initial publication in RLE is acknowledged.
-
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., depositing it in an institutional repository or publishing it as a book chapter), provided that authorship and initial publication in RLE are acknowledged.
-
Authors are allowed and encouraged to post and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites), as this can increase the visibility and citation of the published work (see The Open Access Effect).





