Diário de aula como instrumento metodológico da prática educativa

  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Abstract

Este texto apresenta uma reflexão sobre a produção do diário de aula (Zabalza, 2004) como instrumento metodológico da prática educativa no estágio curricular supervisionado em artes visuais. A partir da problemática de pesquisa - qual a importância e o lugar do diário de aula para os estagiários?, intenciona-se explicar em que consiste este instrumento (visual e textual) e a forma como foi utilizado no curso de licenciatura em artes visuais. A metodologia de cunho qualitativo amparou-se na abordagem de pesquisa narrativo-biográfica. A partir da delimitação terminológica de Pujadas (1992), os diários de aula como material de pesquisa são qualquer tipo de registro elaborado pelo professor durante o desenvolvimento do seu trabalho (cartas, caderno de notas, diários, fotografias, vídeos, filmes, entre outros). Acompanhamos os diários da práti- ca pedagógica de seis professores em formação inicial durante o primeiro e o segundo semestres de 2011, referentes ao estágio três e quatro do curso de licenciatura. A partir do material analisado foi possível perceber os modos de ver do professor em formação, o percurso da docência e a forma que este profissional escolhe para dar conta do seu processo formativo. A produção do diário da prática pedagógica foi considerada de grande relevância para o pro- cesso formativo docente, sendo que o lugar ocupado pelo mesmo ultrapassou o espaço acadêmico em inúmeras ocasiões.

Palavras-chave: diário de aula; prática educativa; artes visuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura. Editora da Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais.


Published
2014-11-01