Diário de aula como instrumento metodológico da prática educativa

  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Resumen

Este texto apresenta uma reflexão sobre a produção do diário de aula (Zabalza, 2004) como instrumento metodológico da prática educativa no estágio curricular supervisionado em artes visuais. A partir da problemática de pesquisa - qual a importância e o lugar do diário de aula para os estagiários?, intenciona-se explicar em que consiste este instrumento (visual e textual) e a forma como foi utilizado no curso de licenciatura em artes visuais. A metodologia de cunho qualitativo amparou-se na abordagem de pesquisa narrativo-biográfica. A partir da delimitação terminológica de Pujadas (1992), os diários de aula como material de pesquisa são qualquer tipo de registro elaborado pelo professor durante o desenvolvimento do seu trabalho (cartas, caderno de notas, diários, fotografias, vídeos, filmes, entre outros). Acompanhamos os diários da práti- ca pedagógica de seis professores em formação inicial durante o primeiro e o segundo semestres de 2011, referentes ao estágio três e quatro do curso de licenciatura. A partir do material analisado foi possível perceber os modos de ver do professor em formação, o percurso da docência e a forma que este profissional escolhe para dar conta do seu processo formativo. A produção do diário da prática pedagógica foi considerada de grande relevância para o pro- cesso formativo docente, sendo que o lugar ocupado pelo mesmo ultrapassou o espaço acadêmico em inúmeras ocasiões.

Palavras-chave: diário de aula; prática educativa; artes visuais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura. Editora da Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais.


Publicado
2014-11-01