Panorama das políticas públicas na educação brasileira: uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino

  • Flávia Obino Corrêa Werle Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

Abstract

Este artigo discute o panorama da educação brasileira, destacando os proces- sos de avaliação em larga escala implementados nas décadas de 1990 e 2000. Faz referência aos três níveis (federal, estadual, municipal) em que estas avaliações operam, e sua abrangência desde os segmentos iniciais da educação básica até à pós-graduação. Analisa os últimos cinco anos como fase de sínte- se, estruturação e consolidação de um quadro geral de ação política referente a processos externos de avaliação em larga escala no Brasil, o qual passa de um nível de diagnóstico, para o de significados pautados pelo pragmatismo e operacionalização.

Palavras-chave: avaliação externa; sistema de ensino; políticas públicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Flávia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.


Published
2014-11-01