Sobre o financiamento da Educação: condicionantes globais e realidades nacionais
Abstract
O nível de financiamento que os Estados atribuem
à Educação e a subsequente utilização das verbas
disponíveis constituem elementos cuja importância
para a análise da situação educativa julgamos
relevante ainda que, amiúde, tendam a ser secundarizados.
Na fase actual do sistema-mundo, os Estados confrontam-se, em geral, com o dilema de,
por um lado, precisarem de responder às crescentes
expectativas e exigências feitas à Escola e, por
outro lado, sofrerem a crescente pressão das teses
neo-liberais visando limitar a intervenção estatal
e diminuir os impostos cobrados.
No presente artigo procura-se caracterizar a
evolução do financiamento da Educação em Portugal
e proceder a uma análise tendo em conta as
influências e as condicionantes globais e nacionais
existentes. Refere-se o histórico subfinanciamento
do ensino português e reflecte-se sobre as críticas
de alguns sectores de opinião quanto ao facto de
a despesa com a Educação se ter aproximado,
no final da década de 1990, dos níveis médios
da OCDE. Traça-se um quadro das perspectivas
internacionais sobre a Educação, apresenta-se a
actual situação da União Europeia nesta matéria
e abordam-se as perspectivas educacionais da
OCDE, nomeadamente para Portugal. Da análise
da evolução recente dos orçamentos da educação
reflecte-se sobre a diminuição dos investimentos
educativos e a deslocação de verbas entre diferentes rubricas designadamente das rubricas de pagamento de pessoal para outras que, no essencial, correspondem aos objectivos e metas traçados na União Europeia.
Palavras-chave: Financiamento; políticas
de educação; globalização; PISA; resultados da aprendizagem
Downloads
-
Authors retain copyright of their work, without any payment, and grant the journal the right of first publication. The work is simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially), provided that proper credit is given to the author(s) and the initial publication in RLE is acknowledged.
-
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., depositing it in an institutional repository or publishing it as a book chapter), provided that authorship and initial publication in RLE are acknowledged.
-
Authors are allowed and encouraged to post and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites), as this can increase the visibility and citation of the published work (see The Open Access Effect).





