Sobre o financiamento da Educação: condicionantes globais e realidades nacionais
Resumen
O nível de financiamento que os Estados atribuem
à Educação e a subsequente utilização das verbas
disponíveis constituem elementos cuja importância
para a análise da situação educativa julgamos
relevante ainda que, amiúde, tendam a ser secundarizados.
Na fase actual do sistema-mundo, os Estados confrontam-se, em geral, com o dilema de,
por um lado, precisarem de responder às crescentes
expectativas e exigências feitas à Escola e, por
outro lado, sofrerem a crescente pressão das teses
neo-liberais visando limitar a intervenção estatal
e diminuir os impostos cobrados.
No presente artigo procura-se caracterizar a
evolução do financiamento da Educação em Portugal
e proceder a uma análise tendo em conta as
influências e as condicionantes globais e nacionais
existentes. Refere-se o histórico subfinanciamento
do ensino português e reflecte-se sobre as críticas
de alguns sectores de opinião quanto ao facto de
a despesa com a Educação se ter aproximado,
no final da década de 1990, dos níveis médios
da OCDE. Traça-se um quadro das perspectivas
internacionais sobre a Educação, apresenta-se a
actual situação da União Europeia nesta matéria
e abordam-se as perspectivas educacionais da
OCDE, nomeadamente para Portugal. Da análise
da evolução recente dos orçamentos da educação
reflecte-se sobre a diminuição dos investimentos
educativos e a deslocação de verbas entre diferentes rubricas designadamente das rubricas de pagamento de pessoal para outras que, no essencial, correspondem aos objectivos e metas traçados na União Europeia.
Palavras-chave: Financiamento; políticas
de educação; globalização; PISA; resultados da aprendizagem
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





