Mercantilização, competitividade e accountability no sistema de ensino em Portugal: o que se pode aprender da experiência chilena

  • Maria Luisa Quaresma Universidade Autónoma do Chile
  • Cristóbal Villalobos Pontifícia Universidad Católica de Chile

Abstract

Neste artigo refletiremos sobre a abertura do sistema educativo português aos princípios da privatização, da competitividade e da accountability e sobre o debate que acompanhou este processo, convocando para a reflexão a experiência de implementação destes mecanismos no Chile, um dos países do mundo onde a lógica do mercado educacional se impôs com mais força. Num primeiro mo- mento, damos conta das práticas e dos discursos acionados em Portugal para fomentar a mercantilização e a competividade. Posteriormente, analisamos o processo de implementação deste modelo no Chile, onde vigora há mais de 30 anos, e problematizamos as suas consequências, entre as quais se destacam a privatização do sistema educativo, o aumento da segregação social e académica, as restrições à liberdade de escolha da escola e o empobrecimento do papel da educação. Finalmente, discutimos as semelhanças e as diferenças entre este processo nos dois países, evidenciando a existência de pontos de convergência discursiva e de divergências estruturais ao nível da forma de implementação destas políticas e facultando elementos que permitirão promover uma discussão fundamentada, ampla e democrática sobre o papel e o significado da edu- cação em Portugal.

Palavras-chave:mercantilização; competitividade; accountability; educação em Portugal e Chie

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Luisa Quaresma, Universidade Autónoma do Chile

Doutoramento em Sociologia. Professora na Universidad Autónoma de Chile, investigadora do Instituto de Estudios Sociales y Humanísticos, Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad Autónoma de Chile e investigadora associada do Instituto de Sociología da Universidade do Porto.


Cristóbal Villalobos, Pontifícia Universidad Católica de Chile

Sociólogo e Trabalhador Social (Pontificia Universidad Católica de Chile), Mestrado em Economia Aplicada a las Políticas Públicas (Universidad Alberto Hurtado - Georgetown University) e estudante de Doutoramento em Ciencias Sociais (Universidad de Chile). Investigador do Centro de Políticas Comparadas de Educación da Universidad Diego Portales, Chile.

Published
2016-07-01