La universidad pública en la transferencia tecnológica: ¿losa de 20 toneladas?
Resumo
El artículo tiene como objetivo comprender cómo el clima organizacional de las Universidades Públicas Estatales del país influye en la construcción de las trayectorias académico-profesionales de los profesores-investigadores que deciden participar en procesos de transferencia tecnológica. Durante la investigación se utilizó la metodología cualitativa. Se aplicaron entrevistas a profundidad para reconstruir el mundo de significados de los sujetos de estudio y rescatar sus experiencias en torno a la transferencia de conocimiento. En el estudio se encontró que las UPE’s poseen rutinas burocráticas, creencias, valores, financiamientos, personal e infraestructura que pueden significar un obstáculo para las expectativas de los profesores-investigadores innovadores.
Palabras clave: ambiente laboral; profesor de universidad; universidad pública; vida profesional; transferencia de tecnología.
Downloads
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





