Tecnologias digitais de comunicação e ensino superior: contribuições da teoria da atividade em processos de ensino- -aprendizagem
Abstract
Apresentam-se neste artigo contribuições da Teoria da Atividade (TA) aos processos ensino-aprendizagem realizados com apoio de Tecnologias Digitais de Comunicação. A empiria se realizou no Componente Curricular: Educação Cultura e Mídia do curso Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de ensino a distância, ofertado pelo Centro de Educação da UFPB. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória comparativa, cuja empiria se constituiu a partir de atividades realizadas via Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle. Os sujeitos foram alunos e professores do referido curso, que, durante seis semestres dos anos de 2016, 2017 e 2018, responderam o questionário disponibilizado no AVA, com questões abertas e fechadas. Destes, foram selecionados os questionários com maior número de questões respondidas. Os dados mostram que processos ensino-aprendizagem, no contexto do Ensino Superior, com apoio de tecnologias digitais de comunicação, baseados nos fundamentos da TA, pressupõem uma transformação qualitativa do processo e não apenas uma transposição de métodos de aprendizagem, inicialmente concebidos para um ensino centrado no professor, didaticamente expositivo, e que reduz a dimensão avaliativa do processo ensino-aprendizagem à mera realização de exercícios e à aplicação de conhecimentos. Como continuidade deste estudo, procurar-se-á, à luz dos fundamentos teóricos da TA, reavaliar os instrumentos, as estratégias e categorias de análises utilizadas.
Palavras-chave: teoria da atividade; processos ensino-aprendizagem; tecnologias digitais de comunicação
Downloads
At the time of manuscript submission, the Statement of Responsibility must be submitted, signed by all authors. This declaration must include each author’s contribution according to the CRediT – Contributor Roles Taxonomy, available at https://credit.niso.org/.