Que educação para quais futuros? Entrecruzamento de olhares a partir da casa global
Abstract
Este artigo apresenta uma síntese expandida dos trabalhos que compõem o dossier Os futuros da educação: aprendendo a solidarizar-se, ora publicado pela Revista Lusófona de Educação, por ocasião do lançamento do terceiro relatório da Unesco. Traça um panorama das reflexões de autores de diferentes partes do mundo sobre os futuros da educação, a partir dos seus locais de fala, áreas de estudo e contextos epistemológicos. As reflexões e propostas para os futuros da educação apresentadas passam por temas como a racionalidade e o papel do Estado, a educação na era do antropoceno, a evolução das ideias pedagógicas, o lugar do ensino superior e da universidade no século XXI, a análise de contextos sociais, econômicos e políticos na criação de políticas educativas e a crise de sustentabilidade dos modelos educacionais. Como eixo comum, defende-se a refundação da instituição escolar e dos seus modelos e uma educação para a sustentabilidade humana.
Palavras-chave: futuros da educação; ideias pedagógicas; cidadania; antropoceno; políticas públicas