Distância espacial e distância social: a racionalidade da educação periférica
Abstract
De forma recorrente, a educação aparece como meio privilegiado ao serviço de uma sociedade mais justa e preocupada com o bem comum. Como tal, o foco na desigual partilha de bens, causa da existência de formas de vida comunitárias distintas, obriga a descobrirmos o racional que enforma a manutenção e, em alguns casos, a intensificação destes fenómenos promotores e provocadores da desigualdade social. Pelo facto, este trabalho de natureza reflexiva tem como propósito abordar a problemática da educação nas regiões e nas escolas de periferia a partir dos conceitos de equidade e justiça na educação, o que só é possível fazendo uma incursão pelas políticas educativas que expressam a hegemonia da racionalidade instrumental, fazendo do mercado o seu princípio orientador. Certos de que estas políticas não conseguem anular, por vezes até fortalecem, as desigualdades sociais, tentamos conhecer as variáveis que justificam os resultados que as escolas de contextos considerados periféricos apresentam quando comparadas com outras de contextos considerados centrais.
Palavras-chave: educação periférica; políticas educativas; desigualdade na educação; equidade na educação; racionalidade económica.