O papel e a relevância da Educação Social em contexto escolar
Abstract
A necessidade de problematizar o trabalho da Educação Social, no contexto educativo, levou-nos à realização de um estudo exploratório, tendo como objetivo dar a conhecer a realidade prática da profissão, nomeadamente, o tipo de trabalho desenvolvido, as problemáticas abrangidas e a pertinência dos Educadores Sociais neste contexto. Metodologicamente, procedeu-se a um estudo qualitativo centrado no trabalho do Educador Social, em escolas TEIP e com CA no distrito de Braga, no ano letivo de 2021/2022, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Este estudo permitiu identificar a efetiva relevância do trabalho do Educador Social no âmbito da educação não formal, em contexto escolar, destacando a sua intervenção prática. Foi possível perceber a existência de alguma resistência a estes profissionais, que consideram que esta atitude muito se deve ao desconhecimento sobre a profissão, o que é esbatido após algum tempo, ao verificar-se que as funções destes profissionais não se sobrepõem aos existentes, mas complementam. Nesse âmbito, as mais referidas foram o insucesso e o absentismo escolar, problemas relacionados com a parentalidade e a carência económica do agregado familiar. Além da prevenção levada a cabo por estes profissionais, foi possível verificar que os alunos recorrem, a estes, com bastante frequência, havendo uma relação empática que permite uma atuação de proximidade.
Palavras-chave: Educação; Educação Social; Contexto escolar; Crianças e jovens; Intervenção socioeducativa.
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