O papel e a relevância da Educação Social em contexto escolar
Resumen
A necessidade de problematizar o trabalho da Educação Social, no contexto educativo, levou-nos à realização de um estudo exploratório, tendo como objetivo dar a conhecer a realidade prática da profissão, nomeadamente, o tipo de trabalho desenvolvido, as problemáticas abrangidas e a pertinência dos Educadores Sociais neste contexto. Metodologicamente, procedeu-se a um estudo qualitativo centrado no trabalho do Educador Social, em escolas TEIP e com CA no distrito de Braga, no ano letivo de 2021/2022, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Este estudo permitiu identificar a efetiva relevância do trabalho do Educador Social no âmbito da educação não formal, em contexto escolar, destacando a sua intervenção prática. Foi possível perceber a existência de alguma resistência a estes profissionais, que consideram que esta atitude muito se deve ao desconhecimento sobre a profissão, o que é esbatido após algum tempo, ao verificar-se que as funções destes profissionais não se sobrepõem aos existentes, mas complementam. Nesse âmbito, as mais referidas foram o insucesso e o absentismo escolar, problemas relacionados com a parentalidade e a carência económica do agregado familiar. Além da prevenção levada a cabo por estes profissionais, foi possível verificar que os alunos recorrem, a estes, com bastante frequência, havendo uma relação empática que permite uma atuação de proximidade.
Palavras-chave: Educação; Educação Social; Contexto escolar; Crianças e jovens; Intervenção socioeducativa.
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





