A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”
Resumen
Os discursos apologéticos acerca das todopoderosasaprendizagem e educação ao longo da
vida são reproduzidos em vários documentos de
política da União Europeia e de outras agências
internacionais. O seu foco é a adaptação funcional
dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade
e competitividade económica, no quadro
da "sociedade da aprendizagem" e da "economia
do conhecimento". Depois de analisar o racional
da aprendizagem ao longo da vida, orientada para
a aquisição de qualificações e habilidades, o autor
conclui que os seus principais argumentos e as suas
críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente
baseados em assunções pedagogistas, de
carácter economicista, e em crenças exageradas
no poder da educação e da aprendizagem.
Palavras-chave: aprendizagem ao longo da vida; sociedade da aprendizagem; qualificação para a competitividade económica; pedagogismo.
Descargas
Al momento de la presentación del manuscrito, se debe enviar la Declaración de Responsabilidad, firmada por todos los autores. Esta declaración debe incluir la contribución de cada autor según la CRediT – Taxonomía de Roles de Contribución, disponible en https://credit.niso.org/