Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas

  • Alejandra Montané Universidade de Barcelona
  • Aida Sanchez Universidade de Barcelona

Resumen

O presente texto é parte de um projecto de investigação
conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade
de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as
implicações da reestruturação económica, social,
cultural, tecnológica e laboral da universidade
espanhola na vida e na identidade profissional dos
docentes e investigadores. As autoras analisam
os efeitos performativos da lei na configuração
da actividade docente através de um estudo que
pretende estabelecer a relação entre a legislação
universitária espanhola dos últimos 40 anos e as
experiências de vários professores universitários
de diferentes gerações. A metodologia qualitativa
utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo
sobre a definição de sujeito que dela emerge, e,
ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma
relação com os discursos autobiográficos dos
participantes no estudo. O objectivo é salientar
as transformações que se operaram na vida
universitária a partir das alterações legislativas
e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram
utilizadas pelos docentes perante essas mudanças.
A interacção entre a análise performativa da legislação
universitária e os relatos autobiográficos
da experiência vivida permite aferir as adaptações
e resistências, encontros e desencontros, entre o
sujeito normativo e o sujeito biográfico.

Palavras-chave: legislação universitária; performatividade;
professor;autobiografia; mudança.

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