Linhas orientadoras para avaliação de encontros científicos. O exemplo de um exercício avaliativo.
Resumen
Este artigo pretende apresentar linhas orientadoras
para avaliação de encontros científicos,
ilustrando um exemplo de um exercício avaliativo
desenvolvido no âmbito do colóquio "Da Investigação
às Práticas: Interacções e Debates".
Este evento teve lugar na Universidade de Aveiro e
assumiu como uma das prioridades a realização
de um acompanhamento de índole avaliativa,
acompanhado de uma reflexão crítica sobre o
colóquio e sobre o próprio processo de avaliação.
O processo avaliativo do colóquio permitiu: (i)
sublinhar a importância da avaliação nos encontros
científicos, como sendo promotores de melhoria
em futuros eventos e (ii) validar um instrumento
avaliativo que poderá servir de exemplo e de
orientação para utilização noutros eventos científicos.
Salienta-se, de acordo com o estudo de
referência, a mais-valia da utilização de duas fases
avaliativas, que permitiram não só a validação dos
dados em jeito de triangulação, como também a
possibilidade de apresentar no próprio evento uma
primeira análise impressionista acerca do mesmo,
criando entusiasmo junto do público e servindo
como factor de motivação, interesse e reflexão
sobre o próprio processo avaliativo.
Palavras-chave: avaliação; linhas orientadoras; encontros
científicos
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





