Pequenas narrativas de educação artística: O uso da ilustração e de “brinquedos de autor” na comunicação de conhecimentos e afectos entre crianças e idosos numa pequena comunidade rural
Resumen
O texto constitui a síntese dos momentos mais significativos de uma experiência investigativa realizada no âmbito de um mestrado. Metodologicamente, está situada entre a investigação-ação e o estudo de caso e foi levada a cabo numa pequena aldeia do interior rural de Portugal. A partir do mapeamento das tradições e das histórias de vida das pessoas mais idosas de uma pequena comunidade, um dos autores deste texto desenvolveu um conjunto de materiais didático-artísticos (ilustrações e brinquedos híbridos) que foram aplicados em sessões presenciais de educação artística de índole visual, com um pequeno grupo crianças do primeiro ciclo da educação básica. A “pequena” narrativa que propomos é, pois, o registo/testemunho do impacto que a experiência teve, junto dos envolvidos, também eles em “pequeno” número – crianças e idosos - num momento histórico em que se torna difícil não ter, como referência, uma escala em que todas as coisas são micro, (no de pessoas, no de crianças, no de escolas, no de empregos, no de médicos...) que infelizmente se tornou muito comum no espaço rural português. Dentro de uma matriz das pequenas coisas, consideramos interessantes os resultados alcançados, ou pelo menos dignos de atenção académica. Achamos que poderia trazer um contributo honesto a um território educativo cada vez mais carente de experiências centradas nos sujeitos que aprendem.
Palavras Chave: educação artística; educação comunitária; educação intergeracional; ilustração infantil; brinquedos didáticos.
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





