Do comprometimento organizacional, à satisfação com o trabalho e às estratégias comportamentais: inferências sobre os dois subsistemas do ensino superior público em Portugal
Resumen
O sistema educativo superior português, caracterizado pela sua natureza binária, tem sofrido inúmeras alterações, nomeadamente em 2009, quer ao nível da sua natureza, como da organização das carreiras docentes e funções associadas. O sentido das reformas é o da aproximação entre o ensino universitário público (EUP) e o ensino politécnico público (EPP). Não basta, porém, acentuar as mudanças por decreto. Importa ter igualmente em conta factores determinantes para a sua competitividade. Destaca-se, a emergência do comprometimento organizacional, da satisfação com o trabalho e das estratégias comportamentais. Objetivo: Foi nosso objetivo verificar se existem diferenças entre dos dois subsistemas de ensino nos três constructos em análise. Métodos: Com recurso a uma metodologia quantitativa foram utilizadas diferentes abordagens estatísticas, tais como testes de hipóteses e a análise multi- grupos. Resultados: Numa amostra composta por 756 profissionais, docentes e não docentes, do ensino superior público português, não se verificaram diferenças esta- tisticamente significativas nos três constructos em análise, por parte dos colabora- dores EUP e EPP. Conclusão: Os resultados revelaram uma tendência de aproximação entre os dois subsistemas emergindo, assim, um conjunto de desafios a vários níveis a estas instituições nomeadamente em relação ao seu posicionamento societal bem como aos deveres, responsabilidades e direitos dos profissionais que as compõem.
Palavras-chave:ensino universitário português; ensino politécnico português; comprometimento organizacional; satisfação com o trabalho; estratégias comportamentais.
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





